Imposto de Renda

No âmbito das pessoas jurídicas, a forma de tributação do imposto de renda é um dos pontos preliminares na determinação da estratégia tributária, razão pela qual os administradores despendem um tempo significativo na sua análise.

O regime de apuração do IRPJ envolve, além do próprio imposto, a tributação da Contribuição Social sobre o Lucro – CSLL, do PIS e da COFINS, além de influenciar no aumento ou redução de uma série de formalidades acessórias.

São contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ):

I – as pessoas jurídicas;

II – as empresas individuais.

No caso das pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional uma parte do percentual do Simples refere-se ao imposto de renda.

As disposições tributárias do IR aplicam-se a todas as firmas e sociedades, registradas ou não.

As entidades submetidas aos regimes de liquidação extrajudicial e de falência sujeitam-se às normas de incidência do imposto aplicáveis às pessoas jurídicas, em relação às operações praticadas durante o período em que perdurarem os procedimentos para a realização de seu ativo e o pagamento do passivo (Lei 9.430/1996, artigo 60).

As empresas públicas e as sociedades de economia mista, bem como suas subsidiárias, são contribuintes nas mesmas condições das demais pessoas jurídicas (Constituição Federal, artigo 173 § 1º).

Basicamente, excetuando a possível opção pelo Simples Nacional, o Imposto de Renda pode ser apurado por uma das três modalidades a seguir:

1) com base no Lucro Real

2) com base no Lucro Presumido

3) com Base no Lucro Arbitrado

A seguir, trataremos um pouco de cada um desses regimes, privilegiando o Lucro Real e o Lucro Presumido, que compreendem a maioria absoluta dos casos, pois o Lucro Arbitrado é um regime excepcional.

Fonte: Manual Lucro Real


By | 2015-05-06T16:37:04+00:00 maio 6th, 2015|Categories: Blog Auditoria, Imposto de Renda|Tags: , |0 Comments

About the Author:

Holding Familiar
Conteúdo especializado de Planejamento Sucessório e Proteção Patrimonial

Leave A Comment

Contato via WhatsApp